Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de reunião para viabilização do Proecotur na região do Guaporé
A Instituição é parceira na execução do projeto e entrará com sua mão-de-obra qualificada
Unemat participa de reunião para viabilização do Proecotur na região do Guaporé
17/02/2004 17:20:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Karim, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Henry, prefeitos e representantes de 17 municípios da região Oeste de Mato Grosso e consultores do governo federal do Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região do Guaporé Mato-grossense (Proecotur) estiveram reunidos no último dia 16, em Cáceres, para discutirem a implantação do programa que irá fazer, a princípio, um diagnóstico detalhado do potencial turístico desses 17 municípios.

Ao falar dos esforços que estão sendo feitos para viabilizar o Proecotur, o secretário de Estado de Turismo afirmou que espera que os municípios contemplados compreendam a importância do plano e façam a parte que lhes cabem. "Esta é uma chance única. Só depende dos senhores", alertou.

Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, o Proecotur prevê investimentos na infra-estrutura, monitoramento de atividades de desenvolvimento regional e setorial, regularização fundiária, capacitação e gestão de conservação ambiental.

Entre as obras importantes a serem realizadas estão a construção de terminais de passageiros nos aeroportos de Cáceres e Pontes e Lacerda, melhoramento nas estradas de acesso aos atrativos turísticos da região, remoção de posseiros, implantação de trilhas, mirantes, restauração do posto de telégrafos Marechal Rondon em Porto Esperidião e a construção do mirante das Araras e a rampa de asa delta em Conquista D'Oeste.

Os recursos ainda serão aplicados nos planos de manejo do Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, do Parque Estadual do Guirá em Cáceres e na construção de trilhas na Serra Ponta do Morro, em Cáceres. O projeto também prevê investimento na melhoria de dez pontes de madeira e no plano de uso do ecoturismo do Parque Estadual Santa Bárbara.

Os municípios a serem beneficiados com investimentos são: Cáceres, Mirassol D`Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Curvelândia, Lambari D`Oeste, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Glória D`Oeste, Indiavaí, Vale do São Domingos, Nova Lacerda, Conquista D`Oeste e Comodoro.

De acordo com Karim, o Proecotur vem de encontro a tudo que os municípios do Vale do Guaporé precisam: recursos e infra-estrutura, e busca somar à Sedtur e aos municípios, fortalecendo o turismo, o ecoturismo, o turismo de pesca e os diversos segmentos de turismo nessa região, que são bem distintos.

“A Unemat é parceira na execução do projeto e entrará com a mão-de-obra qualificada de todo seu corpo docente, agregando também seus alunos. Num primeiro momento a Universidade estará fazendo um levantamento da situação na região. A segunda fase que será a da execução do projeto ficará para uma discussão posterior”, informa Karim.

Presente ao evento, o prefeito de Reserva do Cabaçal e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Ezequiel Fonseca, disse que a AMM vai empreender todos os esforços necessários para ajudar a Sedtur e os municípios beneficiados a colocar em prática o que prevê o Proecotur. "Vamos disponibilizar os nossos técnicos e o que mais for necessário para ajudar as prefeituras a apresentarem projetos de qualidade e com viabilidade", disse.

Colaboração Gonzaga Júnior

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24726 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada